Persona: o que é, benefícios e como criá-la

Você sabe o que é persona? Veja agora mesmo quais são os seus benefícios e aprenda como criá-la. Basta ler o nosso post completo. Vamos lá?
o que é persona e como criá-la

Dificilmente você ainda não tenha se deparado com o termo “persona” quando o assunto é marketing digital. Saber o que é persona e como diferenciá-la do seu público-alvo é essencial para qualquer estratégia no universo on-line.

Resolvi trazer esse assunto porque, como sabem, sou redatora freelancer e é muito comum falar com algum cliente (ou até mesmo, pasmem, alguma agência de marketing) que diz: “o meu cliente tem persona definida, vou enviar a você” e aí recebo um arquivo contendo informações do público-alvo!

Então, se você quer saber mais sobre o assunto e aprender de uma vez por todas as diferenças entre persona e público-alvo, venha comigo!

O que é persona?

Para Adele Revella (fundadora e CEO da Buyer Persona Institute) “de forma simplificada, buyer personas são arquétipos de clientes reais que permitem aos profissionais de marketing elaborar estratégias para promover seus produtos e serviços”.

Dessa maneira, persona é um personagem semifictício que representa o comprador ideal. O termo é utilizado para que a empresa compreenda melhor o perfil dos seus clientes, avaliando seus gostos, pensamentos, hábitos, medos, anseios, problemas e muito mais.

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

Público-alvo são todas as pessoas que possam (de uma maneira ou de outra) se interessar pelos seus produtos ou serviços, os tradicionais “potenciais clientes”. Assim, ele é um segmento dos seus clientes, de uma maneira generalizada, que têm algumas características em comum.

Fazer um conteúdo focado no público-alvo é interessante. No entanto, se você quer ter mais assertividade nas suas estratégias digitais, precisa mapear quem são as personas do seu negócio. Entenda mais sobre as diferenças de público-alvo e persona, na prática:

Exemplo de público-alvo

Mulheres, de 20 a 30 anos, que moram em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul) e que terminaram a graduação em Relações Públicas.

Exemplo de persona 

Ana, 28 anos, formada em Relações Públicas. Ela trabalha como analista de comunicação digital em uma empresa de médio porte.

A rede social que ela mais utiliza é o LinkedIn, pois gosta de se manter atualizada sobre o mercado e sobre a sua área de atuação. Além disso, está presente no Instagram, onde o utiliza de forma pessoal, para postar fotos com amigos e se manter atualizada sobre o que está acontecendo com as pessoas mais próximas.

O maior objetivo da Ana é se destacar na sua carreira, tornando-se disputada e reconhecida no mercado pela qualidade do seu trabalho e competência.

A rotina da Ana é muito pesada e cansativa, está sempre trabalhando e esse é um dos seus maiores desafios. Gostaria de ter mais tempo livre para se dedicar aos estudos e na parte estratégica da empresa. No entanto, não consegue encontrar um freelancer de marketing digital de qualidade, o que seria uma ótima alternativa para não perder tanto tempo com refações e revisões de conteúdos.

No entanto, a minha empresa pode ajudar a Ana oferecendo conteúdos de qualidade, revisados e otimizados para os mecanismos de busca.

Quais são os benefícios de criar uma persona?

Ao criar as personas do seu negócio você tem um direcionamento muito melhor de conteúdo. Dessa maneira, consegue criar conteúdo para conduzir a jornada de compra do cliente de uma forma muito mais rápida, qualificada e eficaz. Veja outros benefícios de criar persona:

  • definir qual é o melhor tipo de conteúdo a ser postado em todas as redes sociais, site e blog;
  • definir quais são as melhores redes sociais para a sua empresa estar presente;
  • determinar a melhor linguagem e abordagem dos materiais;
  • criar uma jornada de compra eficaz;
  • definir o funil de vendas para o time comercial;
  • avaliar as melhores palavras-chave para trabalhar nos conteúdos; e
  • determinar a periodicidade de conteúdo.

Saiba como criar as personas do seu negócio

Agora que você aprendeu o que é e quais são os benefícios de criar personas para o seu negócio, vamos aprender como fazer isso?

Primeiramente, é preciso fazer um estudo do seu cliente. Portanto, se você preferir e tiver disponibilidade, pode fazer uma entrevista com alguns deles. Caso não tenha essa opção disponível, vale a pena buscar essas respostas avaliando as suas redes sociais. Então, esquematize:

  • nome, idade, escolaridade;
  • estado civil, filhos;
  • profissão, ramo de atuação e qual é o porte da empresa;
  • qual é nível do cargo que ocupa;
  • faixa de renda;
  • como é a sua rotina;
  • quais são os seus sonhos, medos e anseios;
  • quais são os seus programas de lazer e hobbies;
  • quais são os assuntos do seu interesse;
  • quais são os seus objetivos pessoais e profissionais;
  • em quais canais ele busca aperfeiçoamento profissional;
  • quais são os principais obstáculos e problemas;
  • em quais redes sociais está presente e como se comporta; e
  • em quem ele se inspira ou é influenciado.

Bônus: ferramenta para criar personas

Depois de avaliar tudo isso, você está preparado para criar as personas do seu negócio. Gosto muito do “fantástico gerador de personas”, plataforma criada pela Rock Content e Resultados Digitais a fim de ajudar as empresas a criar os seus personagens semifictícios.

É muito fácil de utilizar: primeiramente, você entra no link que disponibilizei acima e responde às informações pessoais (nome, e-mail, website e cargo) e depois você descreve:

  • nome;
  • sexo;
  • idade;
  • o que a persona faz;
  • onde ela trabalha;
  • nível de escolaridade;
  • meios de comunicação utilizados pela persona;
  • objetivos;
  • problemas e desafios;
  • como a minha empresa pode ajudar;
  • número de funcionários da empresa; e
  • qual é a área de atuação.

Ao final, você escolhe uma foto que mais se assemelha à sua persona e pronto! Dessa forma, basta baixar um PDF com a sua persona prontinha! Fácil e prático, não é mesmo? 

Viu? Agora você não tem mais desculpas para não criar as personas da sua empresa, tampouco, enviar um documento com informações do público-alvo para o redator freelancer.

E aí, gostou de aprender mais sobre o que é persona? Então, se precisar de uma ajudinha para criar as personas para a sua empresa, conte com a ajuda de uma redatora freelancer! Entre em contato comigo agora mesmo! Saiba que será um prazer trocar ideias com você!

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