redes sociais

O que são e para que servem as redes sociais?

Dificilmente encontramos uma pessoa que não esteja presente em pelo menos uma rede social, você concorda? A notícia boa é que, atualmente, existem diversos canais que a sua empresa pode utilizar para se conectar com o seu público.

Portanto, as redes sociais são ótimos meios para as empresas realizarem a sua comunicação com o público, compartilhando materiais do seu interesse para a conquista dos seus objetivos.

Portanto, saiba que estar presente de forma ativa nas redes sociais é extremamente importante para a sua organização criar ótimas conexões com os seus clientes. 

Não tenha dúvida: as redes sociais são excelentes canais de relacionamento e, se usadas com profissionalismo, ajudam a turbinar os negócios.

O que são e para que servem as redes sociais

O que é um social post?

Social post é um termo em inglês que, quando traduzimos, encontramos “chamadas sociais”. Ou seja, são conteúdos que publicamos nas mais variadas redes sociais — como Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest, LinkedIn, TikTok, dentre outras.

No entanto, vale ressaltar que não pode ser qualquer publicação. Elas precisam ser realmente estratégicas. Portanto, investir em um social media redes sociais é uma ideia inteligente para marcar presença no universo digital com excelência.

O que é um social media?

O social media é o profissional responsável pelo gerenciamento das redes sociais de uma determinada empresa. Para isso, ele pesquisa, atualiza, cria conteúdo, monitora, avalia os resultados e promove campanhas e ações de melhoria constante para as páginas.

Por isso, contratar um social media redes sociais é importante para que a sua empresa tenha sucesso nas campanhas publicadas nessas plataformas digitais.

O que é um social media
Quais são os benefícios das redes sociais para as empresas

Quais são os benefícios das redes sociais para as empresas?

As redes sociais só trazem benefícios para as empresas. Conheça as principais vantagens do social media post para o marketing digital:

  • melhorar a comunicação com os clientes;
  • criar um ótimo engajamento com o público;
  • alcançar mais pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços;
  • qualificar a sua audiência;
  • conhecer e se conectar com o público;
  • divulgar os seus produtos e serviços;
  • educar o mercado;
  • fidelizar clientes;
  • compartilhar a visão da empresa;
  • aumentar o alcance da sua marca;
  • construir uma identidade forte;
  • gerar autoridade no assunto.

Como escrever um texto para redes sociais?

Um dos maiores erros das empresas é acreditar que o trabalho de social media é fácil, simples e que qualquer um pode fazer. 

Afinal, apenas ter uma conta empresarial nas redes sociais, sem nenhuma estratégia, é a mesma coisa que não ter nada — inclusive, nesse caso, é melhor nem ter.

Então, na hora de investir nas redes sociais, saiba que você precisará de muito planejamento estratégico. 

O redator social media precisa entender muito de marketing de conteúdo para elaborar materiais realmente interessantes e que impactem o público. 

Então, saiba que investir em um redator de conteúdo para redes sociais é essencial para se destacar da concorrência e se tornar uma verdadeira autoridade no segmento de atuação.

Como escrever um texto para redes sociais
Como se dar bem nas redes sociais

Como se dar bem nas redes sociais?

Conheça algumas dicas essenciais para que a sua empresa tenha sucesso nas redes sociais:

  • escolha as redes sociais mais adequadas: não precisa estar presente em todas as redes; basta escolher as mais adequadas e que o seu público esteja presente. Lembre-se: você precisa estar onde o seu público se encontra;
  • crie um calendário de conteúdo: é preciso ter uma boa periodicidade de conteúdos, alimentando as redes sociais com frequência para a audiência não cair. Portanto, mantenha o ritmo nas publicações;
  • invista em postagens patrocinadas: as postagens orgânicas são ótimas, porém, reserve uma verba para patrocinar as campanhas mais importantes — isso lhe permitirá alcançar uma audiência mais qualificada;
  • aprenda com os erros: mensure os resultados e não se prenda com as métricas da vaidade (como número de curtidas); aprenda com o seu público e invista em materiais que o seu cliente tem interesse;
  • tenha uma ótima identidade visual: invista em um designer para criar artes incríveis e personalizadas para a sua marca; afinal, a apresentação visual é extremamente importante para impactar o público;
  • diversifique os conteúdos: invista em diversos conteúdos (de acordo com o que cada plataforma suporta), como: texto, imagem, gif, vídeos, infográfico, texto de blog e muito mais;
  • entenda as funcionalidades de cada plataforma: cada rede social tem as suas peculiaridades; por isso, entenda quais são elas e explore o que cada uma têm para oferecer;
  • estimule as interações: as redes sociais são ótimos canais de interação com o público; por isso, utilize CTAs estratégicos que estimulem uma conversa amigável e humanizada com o seu cliente;
  • gere conteúdo de extrema qualidade: não publique qualquer conteúdo ou copie materiais da internet. Crie um material exclusivo, de qualidade e focado nas personas do seu negócio.

Como funciona o trabalho de um redator de redes sociais?

Veja como funciona o trabalho de um redator para redes sociais:

Definição dos objetivos

Você precisa definir quais são os objetivos da sua empresa com as redes sociais, como: vender mais, estabelecer uma relação de confiança, educar o público, criar engajamento, dentre outros. Essa etapa é essencial e norteará as próximas.

Análise das personas

Os conteúdos das redes sociais precisam ter uma linguagem adequada. Por isso, o redator freelancer avalia as personas da sua empresa, estuda quais são as redes sociais que estão presentes e como gostam de consumir conteúdos na web.

Análise de mercado

O redator analisa o mercado e identifica como é a presença das empresas concorrentes nas redes sociais. Vale a pena conferir a periodicidade de conteúdo, a postura, a interação com os clientes, os formatos e posts e muito mais.

Elaboração do calendário editorial

Após estudar o mercado e o público, o redator freelancer de redes sociais vai criar um calendário editorial para a sua análise e aprovação. Nesse calendário, aparecerão as datas de publicação, o formato de post, a palavra-chave e o tema.

Elaboração dos conteúdos

O redator de mídias sociais vai elaborar os conteúdos e enviar para sua aprovação, antes da publicação. Nesse momento, é preciso avaliar com calma se os materiais estão adequados e atingem os objetivos da sua empresa.

Programação de postagens

Normalmente, o redator de mídias sociais trabalha com alguma ferramenta que ajuda na programação das postagens. Na sequência, basta acompanhar se as publicações estão sendo publicadas nas datas sugeridas.

Mensuração de resultados

Por fim, o redator social media avalia uma série de indicadores, conferindo se os resultados da empresa foram atingidos com as publicações. Da mesma maneira, é possível identificar as postagens que fizeram mais sucesso e as campanhas que podem ser melhoradas.