texto para

O que é texto para blog?

Um texto para blog, como o próprio nome sugere, é um conteúdo que você cria e publica no blog da sua empresa — que pode estar (ou não) dentro do site. O tamanho, o formato e o tipo de conteúdo variam de acordo com as suas estratégias digitais.

Para escrever um texto para blog é necessário dominar o marketing de conteúdo. Por exemplo: será necessário conhecer bem o seu cliente, mapear as personas do seu negócio e criar a jornada de compra baseada nas principais palavras-chave que o seu prospect busca na internet.

benefícios

Quais são os benefícios de investir em uma estratégia de marketing digital com o texto para blog?

O texto para blog utiliza uma série de estratégias SEO com o objetivo de gerar um ótimo tráfego orgânico para o seu site. Ele aumenta o número de visitantes qualificados e ainda insere a sua empresa nas primeiras posições dos mecanismos de busca, como o Google. Incrível, não é mesmo?

Mas não é só isso! Veja quais são os principais benefícios do texto de blog para a sua empresa:

  • estabelecer a autoridade de marca;
  • criar relacionamentos com o seu público;
  • fidelizar clientes;
  • converter visitantes em leads;
  • gerar um tráfego qualificado;
  • educar o público sobre o seu produto ou serviço; e
  • aumentar as vendas.

Para isso, investir em um redator freelancer para blogs é uma ótima estratégia. Afinal, ele é o responsável por criar conteúdos realmente interessantes e inteligentes para atrair, converter e fidelizar o seu público. 

Além disso, um redator freelancer domina as principais estratégias de marketing de conteúdo. Assim, elabora pautas e conteúdos muito mais assertivos.

Como escrever texto para blog?

O primeiro passo para saber como escrever texto para blog é: entenda o comportamento do seu consumidor e mapeie as personas do seu negócio. 

Somente quando você entende o que é interessante e faz sentido para o seu cliente, elabora estratégias incríveis que estimulam as interações e os relacionamentos com a sua marca.

Portanto, se você busca informações sobre como fazer um texto para blog, saiba que é fundamental contar com a ajuda de um redator de blog. Afinal, ele tem o conhecimento e a expertise necessários sobre o assunto e pode propor pautas incríveis para turbinar as suas estratégias digitais.

preço par aproduzir um texto

Qual é o preço de texto para blog?

Se você quer saber qual é o preço de texto para blog, a resposta é: depende. 

No mercado você vai encontrar diversos orçamentos. Então, na hora de escolher o melhor redator para blog, avalie: 

  • o conhecimento;
  • o portfólio;
  • as referências;
  • a qualificação;
  • os certificados;
  • a experiência;
  • o atendimento;
  • o domínio da língua portuguesa;
  • a legalidade do trabalho (se ele trabalha com nota fiscal);
  • o domínio das estratégias de SEO;
  • o comprometimento.

Dessa maneira, não pense somente no preço de texto para blog. Preocupe-se com a qualidade do conteúdo que o editor de texto para blog pode proporcionar. 

Afinal, é a imagem da sua marca que está em jogo. Por isso, vale a pena investir em um redator para blog que seja realmente capacitado e, além disso, uma autoridade no assunto.

Ademais, a notícia boa de trabalhar com redator freelancer para blogs é que você poderá expor as suas reais necessidades. Assim, o redator de blog vai avaliar com calma o que você precisa e passará um orçamento visando atender os seus objetivos.

O que saber antes de solicitar um orçamento de texto para blog?

Antes de sair solicitando orçamento de texto para blog, identifique quais são as suas reais necessidades. Falo isso porque o redator para blog vai precisar saber o que você precisa para elaborar um trabalho realmente qualificado. 

Então, não adianta chegar ao redator de blog e perguntar “qual é o preço de texto para blog”? Afinal, isso depende de muitas variáveis. Por exemplo:

  • Quais são os seus objetivos com a escrita do texto para blog? 
  • Que resultados você quer alcançar com o texto para blog?
  • Você só quer o texto para o blog ou precisa que o redator freelancer elabore a pauta para o seu conteúdo? 
  • Qual é a quantidade mensal de texto para blog que você precisa? 
  • Tem alguma ideia de quantidade de palavras para o texto para blog?
  • Você vai elaborar o briefing e passar ao redator ou ele precisará elaborar a pauta?
  • Você já tem a persona da sua empresa bem definida?
  • Sabe qual é o melhor formato e linguagem que é preciso abordar?

Enfim, esses são apenas alguns dos questionamentos que, muito provavelmente, o redator freelancer para blog vai precisar saber. Se você não sabe ou não tem a resposta para todas essas perguntas, não se preocupe.

Aqui, novamente: vale a experiência do redator para blog. Afinal, ele conduzirá esse brainstorm e ajudará a criar um conteúdo épico baseado em atender às suas reais necessidades — mesmo que você não domine o assunto.

Como funciona o trabalho de um redator para blog?

Veja como funciona o trabalho de um redator para blog, baseado no meu trabalho.

Imersão na sua empresa

O redator de blog estuda a sua empresa, analisando a presença digital da sua marca. Ele navegará pelo site, lerá alguns conteúdos no blog, olhará as publicações e as interações nas redes sociais, dentre outras ações. Isso ajudará a entender melhor como a sua empresa se relaciona com o público.

Criação das personas

O redator freelancer fará uma análise aprofundada no seu público. Se a sua empresa tiver as personas já definidas, ótimo. Caso não, ele poderá ajudar na criação. As personas são importantes para diversas estratégias, principalmente para conferir qual é a melhor linguagem a ser utilizada nos conteúdos.

Avaliação da concorrência

Como é a presença digital dos seus concorrentes? Eles costumam publicar texto para blog com frequência? Quais são as palavras-chave que utilizam? Como está o seu ranqueamento nos mecanismos de busca? Essa avaliação é importante para encontrar maneiras sobre como a sua marca pode se destacar.

Mapeamento da jornada de compra

A jornada de compra é o caminho percorrido pelo seu cliente desde a primeira interação que tem com a sua empresa até o pós-venda. Mapear a jornada e o funil de vendas é importante para identificar quais são as palavras-chave que o cliente busca em cada etapa da jornada.

Pesquisa de palavras-chave

O redator de blog fará uma pesquisa de palavras-chave a fim de conferir quais são os conteúdos mais buscados pelos seus clientes. Assim, vai propor sugestões de temas que sejam importantes para melhorar a presença digital da sua empresa e, com isso, gerar autoridade naquele assunto.

Criação da pauta

O redator de blog pode elaborar uma pauta completa sobre o conteúdo a ser desenvolvido. Essa etapa é extremamente importante para você conferir o tema, a palavra-chave, o CTA, as referências e muito mais. É essencial conferir se o briefing atende às suas expectativas e o aprove, antes da produção do conteúdo.

Elaboração do conteúdo

Por fim, o redator de blog elabora o conteúdo baseado na pauta aprovada. Vale lembrar que ele tem todo o conhecimento em SEO e vai entregar um conteúdo incrível e otimizado para os mecanismos de busca. Assim, basta postar no blog e colher os resultados.