Redator Freelancer: afinal, está na hora de contratar um?

Está pensando em contratar um redator freelancer para a sua empresa? Entenda o que ele é, o que faz e quais são os benefícios desta parceria!
redator freelancer

Já pensou em contratar um redator freelancer para a sua empresa?

Vejamos: o marketing de conteúdo é uma estratégia inteligente para conduzir o cliente pela jornada de compra com mais agilidade.

Então, uma dica para que a sua empresa utilize essa técnica de forma eficaz é contratar um redator freelancer. Aliás, um produtor de conteúdo pode ajudar (e muito) a sua equipe.

Afinal, o redator freelancer é expert em conteúdos SEO.

Dessa maneira, ele pode contribuir com a sua equipe de marketing. Afinal, ele elabora diversos tipos de conteúdo para a sua empresa se destacar da concorrência.

Mas será que é o momento ideal para a sua agência apostar no redator freelancer?

Venha comigo e entenda mais sobre o assunto agora mesmo!

Quando devo contratar redator freelancer?

Conte para mim:

  • a sua empresa tem um blog?
  • Você o atualiza com frequência?
  • Os conteúdos são de qualidade?
  • São 100% originais?
  • São otimizados para os mecanismos de busca?

Então, saiba que um dos maiores erros das empresas é criar um blog ou uma página nas redes sociais e não atualizá-los com frequência. 

Afinal, precisamos considerar que vivenciamos a Era Digital. Ou seja, antes de adquirir um produto ou serviço, o consumidor vai pesquisar muito. Tenha certeza disso!

Nesse cenário, imagine só: o cliente entra para conferir se deve apostar nas suas soluções e simplesmente encontra as páginas abandonadas. 

Ao contrário, a concorrência traz uma série de conteúdos legais que ajudam a tirar todas as suas dúvidas. Em qual empresa você pensa que o cliente vai investir?

Para você ver que tenho razão, conte para mim: 

  • quantas vezes você entrou na página de uma empresa que, inicialmente, pretendia apostar nas suas soluções e desistiu no meio do caminho porque percebeu que o último conteúdo foi postado há décadas? 
  • quantas vezes desistiu de uma compra porque percebeu que a empresa deixa os clientes sem respostas, não havendo nenhuma interação?

Saiba que isso é muito comum de acontecer. Diversas empresas têm a ideia de apostar no marketing de conteúdo, mas desistem porque o time de marketing está sempre sobrecarregado e não tem tempo para alimentar as páginas.

Então, se esse é o seu caso, acredite: você realmente precisa apostar em um redator freelancer.

Por que contratar redator freelancer?

Contratar freelancer só traz benefícios para a sua empresa.

Dessa forma, você não se perde com os prazos de produção dos conteúdos e isso não gera nenhum tipo de vínculo empregatício (afinal, o redator web emite nota fiscal). 

Então, confira outras vantagens de apostar no redator freelancer:

  • manter o blog da sua empresa atualizado;
  • não sobrecarregar o time de marketing;
  • aproveitar melhor os investimentos;
  • beneficiar-se com o custo-benefício;
  • otimizar o site da sua empresa para os mecanismos de busca;
  • criar conteúdos personalizados e 100% originais;
  • destacar-se da concorrência;
  • gerar conteúdo de valor ao seu cliente;
  • conduzir o seu cliente pela jornada de compra;
  • garantir qualidade e muita pesquisa em todos os conteúdos;
  • otimizar os recursos financeiros da sua empresa; e
  • muito mais.

Tenho uma equipe interna. Mesmo assim, devo contratar um redator freelancer?

Sim. Não se preocupe: o time de marketing da sua empresa terá total autonomia sobre os conteúdos e vai conduzir os processos com a mesma inteligência estratégica que você precisa.

Isso porque, muito provavelmente, ele terá diversas outras responsabilidades, certo? Assim, dificilmente haverá uma dedicação necessária para garantir os resultados satisfatórios para a sua organização.

Por isso, saiba que o redator freelancer entrará para agregar valor à sua equipe, deixando-a livre para pensar em todas as outras responsabilidades que tem.

Eu trabalho de diversas maneiras: 

  • tenho clientes que o time de marketing já me manda a pauta e o briefing; assim, eu só produzo o conteúdo;
  • tenho clientes que querem que eu faça tudo: planejamento, pauta, conteúdo, postagem, mensuração de resultados.

Enfim, o redator freelancer trabalha de acordo com as reais necessidades da sua empresa. Portanto, o trabalho é flexível e certamente vai contribuir muito com o crescimento da sua marca.

O que avaliar na hora de contratar um redator freelancer?

Agora que você aprendeu o que é e quais são os benefícios de apostar em um redator freelancer, vamos conversar sobre o que você precisa avaliar antes de contratar um? 

No mercado existem diversos profissionais e você precisa escolher o melhor! Caso contrário, você terá uma experiência frustrante com a contratação de um redator freelancer.

Confira algumas dicas sobre o que deve ser considerado na hora de escolher um redator freelancer.

Qualidade na escrita e conhecimento SEO

O redator freelancer precisa ter uma ótima qualidade na escrita e muito (mas muito!) conhecimento em SEO.

Portanto, confira se ele vai enviar os conteúdos já otimizados para os mecanismos de busca e revisados. Além disso, confira algumas referências de conteúdos já produzidos e avalie a profundidade na escrita.

Portfólio e experiências

A forma como o redator de conteúdo apresenta os seus serviços é fundamental para determinar se ele é um bom profissional. Isso não significa que ele precisa ter um site lindo e estar presente em todas as redes sociais.

No entanto, ter um site completo é uma ideia bacana para apresentar ao mercado os seus serviços e os seus diferenciais.

Além disso, você consegue conferir a sua trajetória profissional e avaliar se ele tem afinidade com a área que você precisa.

Certificações

É muito interessante que o redator freelancer comprove que é um profissional qualificado. Quanto mais certificações na área ele tiver, melhor.

Assim, os cursos e treinamentos são bem importantes para atestar que o profissional está sempre buscando inovações. Além disso, prova que ele está de olho nas principais tendências do marketing digital.

Atendimento ao cliente

Confira se o redator freelancer presta um bom atendimento ao cliente.

Portanto, avalie se ele demora para responder às suas mensagens (dentro do horário comercial, é claro). Também é essencial conferir se ele se preocupa em oferecer uma experiência personalizada para a sua empresa. 

Comprometimento com prazos

Confira se o produtor de conteúdo tem disponibilidade para atender a sua empresa nos prazos solicitados. Afinal, este profissional trabalha com diversas organizações ao mesmo tempo.

Assim, é interessante avaliar, antes de assinar um contrato, que ele conseguirá atender às suas demandas.

Nota fiscal

É fundamental que o redator freelancer tenha uma empresa registrada, pois poderá emitir nota fiscal para o seu negócio.

Afinal, essa legalidade é interessante para comprovar que o redator é um profissional qualificado. Isso porque ele tem uma empresa registrada e que se preocupa com a legalidade do seu negócio.

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