planejamento de pauta

O que é pauta de conteúdo?

A pauta de conteúdo é como uma receita de bolo: ela vai nortear todas as suas estratégias com aquele determinado material. Por isso, seja qual for o material a ser produzido — texto para blog, e-book, newsletter, conteúdo em redes sociais, dentre outros — a pauta será fundamental para direcionar a redação.

Ela determinará quais são os objetivos, a linguagem, as palavras-chave e todas as informações importantes que precisam compor aquele conteúdo. Por isso, não tenha dúvida: investir em um redator freelancer para elaborar o briefing das suas estratégias digitais é sempre uma ótima alternativa.

O que é pauta de conteúdo

O que é planejamento de pauta?

O planejamento de pauta é quando você cria uma série de ações para as suas estratégias de conteúdo. 

Ou seja, é quando você determina os temas, as datas de publicação, os objetivos, as palavras-chave, o público-alvo, os canais de publicação e muito mais. 

Portanto, criar um planejamento de pauta mensal é fundamental para o sucesso das suas estratégias. 

Investir no planejamento de pauta é essencial porque:

  • evita que os conteúdos sejam refeitos e/ou alterados;
  • garante que o conteúdo produzido esteja de acordo com às expectativas do cliente;
  • confere se as informações de pesquisa estão corretas conforme as políticas, produtos e serviços da empresa;
  • promove a satisfação do cliente.

Como criar uma pauta de conteúdo?

Para criar uma pauta de conteúdo é preciso entender muito (mas MUITO) de marketing de conteúdo e ter experiência com o assunto.

Muitas pessoas pensam que criar uma pauta é uma tarefa simples e, por conta disso, acabam negligenciando essa etapa do planejamento. 

Porém, para que as estratégias digitais realmente funcionem, é fundamental investir em um redator freelancer que tenha domínio no assunto.

Para criar uma pauta de conteúdo é preciso determinar alguns fatores. Confira!

Formato do conteúdo e quantidade de palavras

É preciso determinar se será um texto para blog, newsletter, e-book, conteúdo rico com entrevista, infográfico (dentre outros), assim como a quantidade de palavras (500, 1000, 2000 e assim por diante).

Título

O título do conteúdo é extremamente importante para gerar uma proposta de valor para o leitor. Por isso, ele já precisa ser planejado com a palavra-chave, no tamanho adequado, proporcionando uma leitura dinâmica e que seja otimizado para os mecanismos de busca.

Persona

A persona é fundamental para direcionar a linguagem do conteúdo. Você também pode apresentar indicações como: linguagem formal/informal, didática, técnica, próxima do leitor, dentre outras considerações importantes.

Palavra-chave principal e secundária

Faça uma pesquisa de palavras-chave e escolha uma para ser a principal. Se for o caso, conforme as suas estratégias digitais, você pode inserir outras palavras que são necessárias citar no conteúdo, mas com menos relevância que a principal.

Estágio do funil

O conteúdo será de topo, meio ou fundo de funil? Essa etapa é fundamental para escrever um material alinhado com as suas estratégias da jornada de compra — aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

Descrição geral

Na descrição geral você especifica o que terá no conteúdo. Por exemplo: o que é importante ter na introdução? Quais são os intertítulos mais importantes para o desenvolvimento? O que precisa ter na conclusão? Quanto mais detalhada for essa etapa, melhor.

CTA

Escolher o melhor CTA de acordo com o estágio do funil é fundamental para conduzir o leitor na jornada de compra. Ele precisa ser pensado de forma estratégica e de acordo com os objetivos do conteúdo.

Referências

Insira algumas referências de conteúdo e quais são os primeiros links que aparecem no mecanismo de busca quando você digita a palavra-chave principal. Assim, isso orientará o leitor na hora da produção do conteúdo.

Considerações gerais

Por fim, apresente quais são as considerações gerais, se há alguma observação importante que seja interessante citar, como formatação, links internos e externos, dentre outros.

Por que contratar um redator freelancer para o planejamento de pauta de conteúdo?

O principal motivo de investir em um redator freelancer para criar o planejamento de pautas da sua agência é que ele conhece e domina todas as estratégias de marketing de conteúdo.

O redator freelancer de pauta conhece a jornada de compra e criará conteúdos que ajudam a otimizar o ciclo de vida do cliente. Ou seja, ele:

  • fará um estudo da concorrência;
  • identificará quais são as melhores palavras-chave para o seu negócio;
  • estudará a persona para determinar a melhor linguagem;
  • fará um CTA estratégico e alinhado com a jornada de compra;
  • orientará o texto para ser produzido de acordo com a etapa correta do funil;
  • norteará os links internos; e 
  • muito mais.

Precisando de uma ajudinha na hora de realizar o planejamento de pautas da sua agência? Entre em contato comigo e saiba mais!