e-mail marketing

E-mail marketing: uma poderosa ferramenta para turbinar os negócios

Dificilmente encontramos uma pessoa que não dê uma espiada, pelo menos duas vezes ao dia, na sua caixa de entrada, concorda? Por isso, o e-mail marketing é uma poderosa ferramenta que pode ajudar a turbinar os seus negócios.

Porém, para escrever e-mail marketing é fundamental ter um bom planejamento estratégico. Caso contrário, as chances do seu lead cancelar a inscrição no seu boletim informativo ou marcar o seu destinatário como SPAM serão muito grandes — o que significa que você investiu tempo e dinheiro em estratégias ineficazes.

uma poderosa ferramenta para turbinar os negócios

Por que investir no e-mail marketing nas suas estratégias digitais?

O e-mail marketing é um excelente canal para você se relacionar e se conectar com o seu público. Por meio de alguns disparos, você promove uma ótima comunicação e se mantém em evidência na mente do seu consumidor. 

Veja por que você deve priorizar o e-mail marketing nas suas estratégias digitais.

Permite nutrir os relacionamentos

Um dos principais benefícios do e-mail marketing é que você cria ótimos relacionamentos com a sua audiência. Ao enviar um conteúdo relevante, você mantém os clientes engajados com a sua marca.

Educa os leads

Com o e-mail marketing você educa o seu lead por meio de conteúdos relevantes, preparando-o para se tornar um potencial cliente. Ele aprende mais sobre o seu negócio e avança pelo funil de vendas.

Conduz o cliente pela jornada de compra

Um dos maiores benefícios de investir em boas estratégias de e-mail é que você pode conduzir o cliente pela jornada de compra, por meio dos fluxos de automação e nutrição.

Promove o redirecionamento do tráfego

Quando um lead se inscreve em um boletim informativo da sua empresa, você tem a oportunidade de direcioná-lo para outros canais. Afinal, você pode integrar o e-mail com outras opções de mídia, redirecionando o tráfego.

Turbina as vendas

Ao nutrir os leads com informações importantes sobre a sua marca e os benefícios dos seus produtos, desperta o seu interesse em investir na sua empresa. Então, você pode turbinar as vendas com facilidade, aumentando a receita.

Promove facilidade para mensurar resultados

Mensurar os resultados do e-mail marketing é muito fácil, pois as próprias plataformas de envio oferecem ótimos indicadores para você analisar. Assim, fica mais fácil aperfeiçoar as estratégias para promover uma maior eficácia nas campanhas.

Quais são os principais tipos de e-mail marketing?

O mais legal de investir nas estratégias de e-mail é que você pode explorar uma série de formatos. Atualmente, existem diversos tipos para você apostar. Conheça alguns deles.

Newsletter

Enviada de forma periódica, a newsletter tem um caráter informativo e serve para todos os estágios do funil de vendas. Assim, você oferece conteúdos interessantes para manter o cliente informado e engajado com a sua marca.

E-mail marketing

O e-mail marketing tem o objetivo de manter o relacionamento com o cliente, por meio de informações sobre a sua empresa, produtos, serviços e outros conteúdos que sejam de interesse da sua persona.

Release

O release é um formato de conteúdo direcionado para os veículos de comunicação e mídia. Com ele, você promove uma cobertura jornalística sobre um determinado assunto para noticiar à sociedade sobre o seu segmento de atuação.

Atualização de blog

O e-mail de atualização consiste em enviar ao lead a informação de que foi postado um novo conteúdo no site ou blog da sua empresa. Ele é importante para aumentar o tráfego e para manter o leitor informado sobre os novos conteúdos.

Convite para eventos

Sempre que a sua empresa realizar qualquer tipo de evento (seja presencial ou digital), você pode enviar um convite personalizado para o leitor se inscrever. Assim, o e-mail ajuda a turbinar as inscrições e a divulgar a novidade.

E-mail de nutrição de leads

O e-mail de nutrição de leads é quando você cria uma boa estratégia e envia, de forma automática, uma série de e-mails para conduzir o cliente pela jornada de compra, conforme o objetivo de cada campanha.

Pesquisa ou feedback

Coletar o feedback do seu cliente é importante para investir em um plano de melhoria constante. Por meio do e-mail, você envia a sua pesquisa de satisfação para coletar dados que ajudam na tomada de decisão estratégica.

Pós-vendas

O e-mail de pós-vendas é importante para encantar o cliente na última etapa da jornada de compra. Assim, ele é essencial para fidelizar o consumidor e mantê-lo engajado com a sua marca.

E-mail relacional

O e-mail relacional é aquele que você envia para educar o cliente e gerar valor para a sua empresa. Ou seja, quando o foco é manter os relacionamentos e tornar o lead mais engajado com a sua marca.

E-mail transacional

Como o nome sugere, o e-mail transacional é aquele que envolve algum processo de transação. Por exemplo, quando o cliente realiza uma compra e você envia uma mensagem confirmando o pagamento e informando a data de entrega.

Como fazer um e-mail marketing

Como fazer um e-mail marketing?

Saber como fazer um e-mail marketing é importante para não errar nessa estratégia digital. 

Venha comigo e confira algumas dicas na hora da criação de e-mail marketing.

A lista de e-mails pode vir do próprio sistema CRM da sua empresa. Você também pode coletar leads no mundo digital, como: redes sociais, blog, landing page, pop-up etc. Ah! Quando falamos em dados, vale a pena lembrar que é preciso seguir as normas da LGPD, está bem?

Para criar um e-mail marketing é preciso definir os objetivos e as metas de cada campanha, pois isso facilitará na hora de mensurar os resultados. A notícia boa é que se você investir em uma ferramenta de automação, pode trabalhar com uma série de estratégias de forma simultânea.

Envie a sua mensagem ao público certo. Para isso, promova segmentações como: histórico de compra, estágio do funil de vendas, interações em campanhas anteriores, dentre outros. Agrupe os leads e envie campanhas personalizadas para cada base de contato.

Escolher um bom template é essencial para prender a atenção do leitor. A apresentação visual da sua mensagem importa (e muito) na hora de atingir os resultados das suas campanhas. Então, crie um layout estratégico utilizando a identidade da sua organização.

Quantos e-mails você não abre porque o tema é ruim? É exatamente por isso que você precisa ter atenção com o assunto do e-mail: ele precisa ser estratégico e causar um senso de urgência para o leitor. Assim, isso fará com que ele abra o e-mail, evitando que ele envie a mensagem diretamente para a lixeira.

Ninguém gosta de receber e-mails em massa. Por isso, sentir que aquele e-mail foi escrito exclusivamente para aquela determinada pessoa é essencial. Então, invista em uma comunicação personalizada e próxima do leitor para que ele se sinta especial e queira se relacionar com a sua empresa.

O conteúdo do e-mail precisa ser relevante e gerar uma boa proposta de valor para o cliente. Ele precisa conduzir o leitor a tomar uma decisão que lhe beneficie. O texto precisa ser curto, objetivo e estratégico. Além disso, a oferta precisa ficar clara para o leitor.

Escolher os CTAs mais adequados para cada e-mail é essencial para atingir os seus objetivos. Afinal, a ideia do e-mail é incentivar o leitor a realizar uma ação, certo? Por isso, ele é fundamental para conquistar o cliente e fazer com que ele entenda qual é a sua proposta de valor.

Os testes A/B são importantes para evitar enviar 400 e-mails com erros. Isso acontece porque os testes permitem avaliar todos os elementos do e-mail (texto, imagem, título, CTA, links), permitindo que você tenha mais sucesso nas suas campanhas.

Acompanhe os resultados das suas campanhas, avaliando indicadores como: número de aberturas, conteúdos que geraram mais clique, interações, taxa de leads que se qualificaram, dentre outros. Isso é importante para aperfeiçoar as campanhas e investir na melhoria constante.

Por que contratar um redator freelancer para escrever os e-mails corporativos?

Não importa qual seja o objetivo da sua empresa: se você quer elaborar um e-mail marketing poderoso para manter o seu cliente engajado, apostar em um redator freelancer é a alternativa mais interessante para o seu negócio.

O redator para e-mail marketing pode ficar responsável por criar todo o planejamento dos seus e-mails (inclusive dos fluxos de automação), elaborar e revisar os conteúdos. Assim, basta você fazer os disparos e acompanhar os resultados.

Portanto, na hora de elaborar os seus materiais, invista em um redator para e-mail marketing, está bem?